Técnica no Futebol

O que é Técnica?

Tradicionalmente nos esportes é definida como sendo os movimentos que permitem a execução de uma tarefa de forma mais objetiva e econômica possível, ou seja, com maior eficiência mecânica.

A técnica de uma modalidade esportiva corresponde a um tipo de movimento corporal considerado ideal, mas que pode ser modificado de acordo com as características individuais de cada praticante. Entretanto, tal definição de técnica se adequa às características das modalidades esportivas individuais, em que a realização dos movimentos sofre poucas influências do ambiente onde são realizados e o desenvolvimento das capacidades motoras é determinante para o sucesso na modalidade, como, por exemplo, atletismo, natação, ginástica, levantamento de peso,
entre outras.

Mas, diferentemente destas modalidades, nas modalidades coletivas, entre elas o futebol, a técnica depende do contexto ao qual o/a jogador/jogadora está exposto/a, ou seja, para a obtenção de êxito, este deverá possuir elevada capacidade de adaptação às diferentes situações do jogo.

Tal fato exige que os/as jogadores/ jogadoras tenham uma elevada capacidade de percepção, antecipação e tomada de decisão, para que possam realizar o movimento corporal mais adequado para a situação que enfrentam. Sendo assim, a técnica no futebol define-se como a utilização do corpo para a solução de um problema imposto ao/à jogador/jogadora durante o ato de jogar, sendo que na técnica a eficácia e a tradição são características principais, ou seja, a utilização do movimento corporal está associada ao cumprimento de uma tarefa, sendo este movimento um ato tradicional, que é transmitido entre as gerações de jogadores/ jogadoras de diferentes formas.

A técnica está estreitamente relacionada com a tática individual e pressupõe uma intencionalidade na realização dos movimentos de forma que seja possível solucionar os problemas que o jogo impõe. Exemplificando, a técnica do chute, com objetivo de inserir a bola na meta adversária, pode ser realizada de diferentes formas (parte superior, frontal, posterior ou lateral do pé que bate na bola), de acordo com a posição do/da jogador/jogadora que realiza o movimento, a posição da bola e dos/das adversários/adversárias, as características do gramado, entre outras, desde que seu objetivo seja cumprido e evite promover algum tipo de lesão ao/à jogador/jogadora que realiza. No futebol, os/as jogadores/jogadoras fazem uso de técnicas com e sem bola para realizar ações ofensivas e defensivas.

Fonte: CBF