História do Futebol nas Olímpiadas – Tóquio 2020
História olímpica
O futebol apareceu pela primeira vez no programa dos Jogos da II Olimpíada, Paris 1900. Ele está no programa de todas as edições dos Jogos desde então, com exceção de Los Angeles 1932.
A Europa dominou a competição até depois de 1992 em Barcelona, onde a Espanha se tornou a última seleção europeia a ganhar uma medalha de ouro. Desde os Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta, as equipes africanas e sul-americanas conquistaram todas as medalhas de ouro.
Também em 1996, o futebol feminino foi introduzido no programa olímpico. Os EUA estiveram no degrau mais alto do pódio várias vezes, incluindo Atlanta 1996, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012.
Breve História do Futebol
O futebol tem suas raízes na China antiga, enquanto a versão moderna do jogo começou nas ruas da Inglaterra medieval antes de se tornar o esporte mais popular do mundo.
Origens medievais
O futebol moderno tem suas origens nas ruas da Inglaterra medieval. As cidades vizinhas jogariam umas com as outras em que uma grande massa de jogadores lutaria para arrastar a bexiga de um porco por todos os meios possíveis para os marcadores em cada extremidade da cidade.
Um banimento real
O futebol se tornou tão violento na Inglaterra que foi proibido pelo rei por mais de 300 anos. As escolas públicas inglesas têm o crédito de posteriormente estabelecer os códigos do futebol moderno, transformando assim o motim da multidão em um esporte no século XVI.
Fonte: Olympics – Site Oficial